Aprenda Como Montar Um Food Truck Em 10 Passos

Sucesso nos Estados Unidos e caminhando, aos poucos, na mesma direção, aqui no Brasil, os food trucks estão fazendo a cabeça das pessoas. Por isso, trouxemos dicas importantes de como montar um Food Truck em 10 passos.

A promessa é boa: negócio de investimento relativamente baixo que leva comida de qualidade aonde os clientes estão, à preços acessíveis. Até parece uma fórmula mágica para o sucesso. Mas é aí que está o erro de muitas pessoas, de achar que é fácil. Não é mágica. É um negócio como qualquer outro, que exige muito planejamento e trabalho.

No cenário econômico atual do Brasil, mais cautela ainda, principalmente se você precisar de financiamento para iniciar seu negócio.

A boa notícia é que foi justamente na crise dos Estados Unidos que os food trucks deram um salto para o sucesso, como contamos neste post com breve história dos food trucks.

Portanto, se 2015 e 2016 está sendo um ano difícil para a economia brasileira, esta pode ser a brecha para o sucesso dos food trucks por aqui.

Mesmo com a crise, as pessoas continuam trabalhando fora, longe de casa e precisando comer na rua, e os trucks trazem opções de refeições saudáveis, à um preço muito competitivo, se comparado aos restaurantes por quilo e aos fast foods. Sem falar da qualidade das refeições, que é muito superior.

Gostou da ideia e quer saber como montar um food truck em 10 passos? Aqui vão 10 dicas:

  1. Procure saber se a sua cidade tem alguma regulamentação para este tipo de atividade.
  2. Definir o seu cardápio é um dos pontos mais importantes, já que o investimento na adaptação do veículo está diretamente ligado ao tipo de comida que você irá servir.
  3. Escolha o veículo ideal para o formato do seu negócio.
  4. Consulte uma empresa de adaptação de food trucks (com o cardápio e o veículo definidos) para saber quanto irá custar esta adaptação.
  5. Faça um estudo aprofundado das suas finanças para saber se precisará de um financiamento para investir no veículo e na adaptação deste para o negócio. E tenha sempre uma reserva para capital de giro e emergências nos primeiros meses de funcionamento. Afinal, um food truck é um negócio como qualquer outro, precisa de planejamento e muito trabalho pra dar certo.
  6. Escolha um nome criativo para o seu negócio, ele deve refletir a sua comida e o conceito do seu food truck. O nome é a identidade do seu negócio, e deve ser simples e fácil de escrever, para que seus clientes te encontrem com facilidade nas redes sociais, por exemplo.
  7. Mostre sua marca para o mundo! Embora o próprio food truck seja um anúncio ambulante da sua marca, tente disseminá-la para o mundo através, principalmente, das redes sociais. Esteja presente no facebook, instagram e twitter, pelo menos.
  8. Trace um plano de negócio, saiba exatamente o que você quer para o futuro do seu negócio, e tenha uma meta. Começar um negócio aleatoriamente é muito perigoso e vai contra os conceitos de um negócio de sucesso.
  9. Se você é um empreendedor iniciante ou com pouca experiência, pense em consultar opções de franquias, com a vantagem de ter um suporte administrativo e de marketing para o seu negócio. Muitas redes do setor da alimentação estão migrando para este novo modelo de negócio.
  10. Saiba que todo negócio requer muito trabalho e dedicação. Investir num negócio inovador e que vem tendo grande aceitação do público, não é garantia de sucesso. Mas saber aproveitar esta “onda do food truck” aliada à muito trabalho, planejamento e dedicação, elevam as suas chances para muito próximo disso. Aí, meu amigo, é só questão de tempo para colher os frutos do seu trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA